Finanças Descentralizadas: O poder de escolha do futuro, ou a revolução tecnológica da cadeia econômica

Phelipe Folgierini
3 min readMay 16, 2021

--

DeFi — Descentralized Finance, o seu dinheiro sob seu controle

Como serão nossas finanças no futuro? Talvez um robô fazendo nossa contabilidade, sistemas automatizados de imposto de renda, novas tecnologias para pagamento e transferência de valores, etc.

Quando comecei a rascunhar esse artigo há 4 anos atrás, “DeFi” era só uma possibilidade, um nome que ainda nem existia, mas o futuro já apontava o que estava por vir.

Possibilidades tecnológicas não faltam. Mas algo mais importante está por vir, algo que devemos considerar antes de pensar em como será feito seu controle de orçamento em realidade aumentada ou se irá valer a pena investir em empreendimentos em Marte.

O futuro nos reserva mais do que transferência instantânea de valores a nível mundial, pagar impostos sem dor de cabeça ou pegar empréstimo num banco. Ele nos traz a possibilidade de escolher realizar ou não essas tarefas e como fazer de fato o que decidirmos fazer.

Já me perguntaram se — com o advento do dinheiro digital, livre e descentralizado — governos serão extintos ou os bancos da forma que conhecemos hoje irão acabar . Eu costumo responder que sim e não. Ambos irão mudar radicalmente. Morrer em sua forma ortodoxa e renascer reinventados. É nesse ponto que nosso poder de escolha terá peso.

Em breve poderemos escolher se queremos e como queremos pagar impostos, por exemplo. Não quero entrar no âmbito moral dos impostos. Mas no futuro isso será mais uma questão de escolha do que de imposição legal — e talvez então a terminologia mude de imposto pra contribuição.

Quero dizer, existem pessoas que defendem impostos, bem como aqueles que não concordam de forma alguma. Aqueles que enxergam necessidade na existência de formas de governo, outros nem tanto. O ponto é que as pessoas poderão escolher se querem ou não se associar a uma governo e sustentá-lo.

E se o seu bairro ou cidade for administrado por um grupo que não te agrada, pode simplesmente cancelar a sua contribuição e mudar de endereço. Uma vez que ninguém mais centraliza ou controla o dinheiro, ninguém vai ser obrigado a pagar por nada. Imposto retido na fonte, impostos embutidos e outras terminologias tributárias do tipo serão extintas.

Pode não parecer muito claro agora, mas quando não existirem mais instituições para controlar seu dinheiro a mando do estado, as pessoas irão simplesmente decidir o que fazer com o próprio dinheiro.

O próprio governo terá de se reinventar, sob pena de “falir” como qualquer empresa que presta serviços de má qualidade.

Falando em instituições, os próprios bancos terão que inovar em seu modelo de negócios. Com tecnologias como criptomoedas, blockchain, smart contracts e afins cada vez mais em voga, não será necessário o intermédio de empresas para realizar transferências, pagamentos ou mesmo conseguir empréstimos. A maior parte das operações financeiras se dará de forma descentralizada, obedecendo regras definidas em contratos inteligentes e sem abertura para fraude ou artimanhas burocráticas unilaterais.

Finanças descentralizadas estão vindo para tomar tudo o que hoje é centralizado, trazendo de volta o controle do seu dinheiro para você.

--

--

No responses yet